Olá pessoal, hoje vamos dar inicio ao nosso curso de Autolisp e iniciaremos falando de variáveis, assim como qualquer linguagem de programação o Autolisp necessita de variáveis para trabalhar isso é tão necessário para qualquer linguagem de programação como é para nós seres humanos respirar.
A variável recebe esse nome porque o seu valor pode ser alterado a qualquer momento podendo variar a todo instante.
Quando necessitamos armazenar qualquer tipo de dados fazemos uso das variáveis, não importa o que desejamos armazenar; números, textos, objetos ou listas toda a vez que necessitarmos guardar um determinado valor faremos uso das variáveis.
Quando criamos uma variável dizemos ao computador que o mesmo utilize uma parte da memoria para armazenar esse dados e para que possamos acessar mais facilmente esse dado no futuro damos um nome a ele e esse nome será a nossa variável.
Exemplo:
Vamos supor que você necessita armazenar o nome e a idade de uma pessoa, para fazer isso precisamos criar uma variável, vamos criar uma variável nome e uma variável idade e em seguida informaremos o seu valor.
Nome = João
Idade = 25
A forma descrita acima não é a maneira que faremos a declaração da variável em Autolisp é apenas uma forma de tentar explicar como funciona o armazenamento e a consulta dessas variáveis. Agora temos duas variáveis uma chamada nome e outra idade, a variável nome tem como valor João e a variável idade tem como valor 25, agora a qualquer momento durante a execução do nosso programa poderemos chamar as variáveis nome e idade e consultar ou ate mesmo alterar os seus valores.
Regras para criação de variáveis
Quando necessitamos criar uma variável seja em qualquer linguagem de programação devemos seguir algumas regras, algumas devem ser seguidas obrigatoriamente, outras visam tornar o seu programa mais legível para outro programadores. Abaixo seguem as regras:
1) Todo nome só pode conter letras e dígitos (O caractere "_" é contado como uma letra e pode ser utilizado);
2) Todo primeiro caractere deve ser sempre uma letra;
3) Palavras reservadas da linguagem Autolisp não podem ser usadas como nome de variáveis (exemplos: car, cdr, setq, defun);
4) É boa pratica escolher nomes que significam alguma coisa e indiquem a função da variável. Por exemplo: valor, soma, total, nome, raio.
5) Variáveis não podem conter espaços em branco, nesse caso aconselho que faça uso do “_” (Exemplo: Nome_do_paciente).
Tipos de variáveis
Em algumas linguagem de programação existe a necessidade de declarar junto com o nome da variável o tipo de dado que ela vai receber, por exemplo a variável nome será do tipo numérico e somente poderá receber valores numéricos. Porem isso não acontece com o Autolisp, para se declarar uma variável não existe a necessidade de se informar o seu tipo.
Porem o fato de não ser necessário a declaração do tipo apesar de facilitar também dificulta pois força o programador prestar o máximo de atenção possível para não alterar o seu tipo de dado durante a execução do programa.
Existem muitos tipo de dados que uma variável em Autolisp pode assumir.
Exemplos:
Numero inteiros, Números Decimais
Strings (textos)
Booleanos (verdadeiro ou falso)
binário
listas
Selection sets
Porem nesse início de aprendizado utilizaremos apenas 5 tipos e no decorrer do curso novos tipo serão apresentados, no momento vamos focar em números inteiros, números decimais, textos, variáveis nulas ou vazia e listas.
Números inteiros = 1 20 100 123
Números Decimais = 1.2 10.234 0.25 (note que o separador decimal é o ponto)
Strings = “Carlos” “Casa” “123”
Nulas ou vazias = nil
Listas = (1 2 3) (“CASA” “ARMARIO”) (“CASA” 1 2 3)
Acredito que números inteiros e números decimais sejam de fácil compreensão a todos, agora strings apesar de fácil necessita de algumas explicações.
Strings são textos, acima temos alguns exemplos e todos estão cercados por aspas duplas, para indicarmos que o valor de uma variável é uma Strings precisamos cerca-lá por aspas duplas. Perceba que o seguinte exemplo “123” apesar de parecer ser uma variável com um valor numérico ela não é, porque esta cercada por aspas duplas portanto é uma string ou seja um texto e não pode ser utilizada da mesma forma que um numero, por exemplo esse valor “123” não pode ser utilizado para fazer operações matemáticas (futuramente veremos que existe uma forma de converter o valor de uma variável).
Variáveis nulas ou vazias são variáveis que não possuem valor e essas variáveis podem ser criadas utilizando a declaração nil. Fiquem tranquilos se a variável vazia não ficou muito clara falaremos mais dela adiante.
As listas são de extrema ajuda e essenciais em Autolisp com ela podemos armazenas diferentes dados de diferentes tipos, teremos uma aula especial falando apenas das listas, como cria-las e manipula-las.
Criando variáveis em Autolisp
Agora vamos apreender como criar uma variável em Autolisp, para fazer isso utilizamos a palavra reservada SETQ (por ser uma palavra reservada não pode ser usada como nome de variável), abaixo segue a sintaxe da função SETQ.
(setq <nome da variável>)
Note que a linha de programação começa e termina com parênteses, mas a frente discutiremos com o Autolisp avalia os parênteses
Exemplos:
Criaremos uma variável com o nome ESTADO e com o valor São Paulo
(setq estado “São Paulo”)
Note que o valor da variável é uma string portanto esta cercado por aspas duplas o conteúdo que esta dentro das aspas pode conter espaços em branco por ser o valor da variável.
Agora uma variável contendo um numero inteiro
(setq num 10)
A variável num tem o valor 10
Agora uma variável contendo um valor decimal
(setq num 234.40)
A variável num tem o valor 234.40
Para finalizar uma variável nula ou vazia
(setq nome nil)
Não vou mostrar como se cria uma variável do tipo lista porque teremos uma aula inteira somente sobre o assunto.
Criando variáveis e consultando seu valor
Ótimo aprendemos como criar uma variável, agora vamos criar essa variável no Autocad e fazer a consulta do valor da variável.
1) Abra o Autocad
2) Digite na linha de comando a seguinte instrução e depois pressione ENTER
(setq casa “armario”)
3) Você vera um resultado como o da imagem abaixo:
Note que logo abaixo apareceu escrito “armario”, se isso aconteceu a variável foi declarada com sucesso e seu valor já esta armazenado.
Agora vamos consultar o valor dessa variável:
1)Digite na linha de comando !casa e pressione ENTER, em seguida o Autocad mostrará o valor da variável
Colocando o ponto de exclamação na frente do valor da variável podemos consulta o valor de uma variável.
Uma coisa importante, o valor da variável somente fica armazenada no desenho em que ela foi criada, caso você tenha vários desenhos abertos a variável somente poderá ser consultada no desenho em que foi aberta, se tentar consultar seu valor em um outro desenho o mesmo retornara o valor nil.
Outra coisa importante é que a variável somente é valida enquanto o desenho estiver aberto se o mesmo for fechado e aberto novamente todas as variáveis criadas serão eliminadas.
Hora de exercitar
Pessoal como eu disse na primeira aula, Autolisp é dedicação e muito treino, abaixo seguem alguns exercícios, qualquer duvida poderá ser feita diretamente nos comentários, somente serão respondidos e-mails de usuários cadastrado no canal manual de Cad no youtube e de quem estiver nos seguindo no google+
Alguns exercícios contem pegadinhas.
1) Crie as seguinte variáveis
Me envie os resultados e erros obtidos e se possível o porque que deu erro.
Assista a video aula e se registre em nosso canal.
e-mail: manualdecad@gmail.com.br
Google+ : https://plus.google.com/u/0/109125384548996714553/posts
Sergio Fernandes
Manual de Cad
Olá Sérgio será que as variáveis faz diferença entre maiúsculas e minusculas
ResponderExcluirBom dia Sergio, seu material é sensacional muito obrigado!
ResponderExcluir