quarta-feira, 29 de abril de 2015

Aula 23 – Criando Funções – Parte 2

 

Olá pessoal, vamos dar continuidade a nossa aula de funções, aprendemos como definir uma função com ou sem argumento, retornando ou não um valor, hoje aprenderemos como inicializar uma variável e quando e porque devemos inicializa-las.

Quando queremos criar uma função com argumentos basta digita-los dentro dos parênteses, porem quando vamos definir as variáveis que queremos inicializar devemos antes colocar uma barra dividindo o argumento das variáveis, o que estiver do lado esquerdo da barra são os argumento o que estiver do lado direito são as variáveis.

Sintaxe:

(defun <nome da função> ([argumentos] / [Variáveis a inicializar])

Quando não possuímos as variáveis a inicializar não necessitamos fazer uso da barra, porem quando ocorre o contrario quando não possuímos argumentos mas apenas as variáveis que queremos inicializar precisamos colocar a barra.

Exemplos:

1) Somente com argumentos .

     (defun calcula_hipotenusa (oposto adjacente)

2) Com argumento e variáveis a inicializar .

     (defun  calcula_hipotenusa (oposto adjacente / hip)

3) Somente com variáveis a inicializar.

     (defun calcula_hipotenusa (/ hip)

Toda vez que inicializamos uma variável temos uma certeza absoluta, a variável vai estar sem valor quando o programa for iniciado.

Sim pessoal é exatamente isso, uma variável quando inicializada mesmo que ela possua valor esse valor será perdido e ela será definida como nil quando a função for acionada.

Mas porque isso? fiquem tranquilos no momento são poucos os exemplos que posso dar a vocês com o conteúdo que aprendemos até agora, no decorrer do curso usaremos muito o recurso de  inicializar uma variável.

Quando  e como saber quais variáveis inicializar ou não, isso depende de diversos fatores, para que serve a função, qual a serventia dessa variável dentro da função e como foi desenvolvida a função.

Um erro muito comum é inicializar todas as variáveis de uma função, isso além de desnecessário pode dificultar a depuração do programa.

Vou pedir paciência a todos vocês, voltaremos a falar desse assunto novamente em breve e com os exemplos corretos vocês poderão entender melhor esse assunto. Na nossa vídeo aula veremos mais facilmente o comportamento dessas variáveis.

Abaixo segue o link dessa vídeo aula no meu canal Manual de Cad no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=PAyYjFpI6fY&feature=youtu.be

Espero que tenham gostado

Sergio Fernandes

Manual de Cad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário